sorry folks: u forgot tha say 'please'
voltaremos quando vos for mais inconveniente

Prémios Profissionais de BD 2013

A totalidade deste post foi escrito e publicado nas semanas anteriores à divulgação dos vencedores.

Chamaram-nos à atenção que um erro de calculo algures permitiu que OS POSITIVOS fossem nomeados aos PRÉMIOS PROFISSIONAIS DE BD 2013 categoria WEBCOMICS. Kudos to us.

But.

Primeiro, não foram os organizadores da coisa que nos avisaram, por isso boa sorte com isso.

Second: uh... Alguém lhes pregou uma partida... Se tivessem lido OS POSITIVOS e as suas opiniões sobre o actual estado da arte (pun intended) de BD em Portugal saberiam que that shit doesn’t fly por estas partes, pelo que o exercício em si acaba por ser, enfim, desnecessário.

Arrisco dizer que OS POSITIVOS entraram na lista para fazer número e sugerir uma atitude de grande abertura por quem organiza estes prémios, nomeando externos ao circuito para lhe conferir alguma credibilidade que os prémios entre amigos vêm questionada... Parabéns portanto ao Pedro Brito * por vencer na categoria (o Cruz parece-nos que vai ter que esperar, os Godz para um webcomics estão difíceis de encontrar na web e mal percebi se são comics de todo...), e se der jeito, OS POSITIVOS retiram-se já da competição para dar lugar à Garagem do Kubrick, a não ser que a ideia seja dividir a coisa no tempo para ganharem o próximo ano. Ooops, se calhar não era para divulgar.

* Como é que duas semanas antes do anúncio oficial dos vencedores já o publicávamos aqui, perguntam...? Oh pah...

Realisticamente falando, voltem outro dia: não nos temos sequer esforçado. Ao júri de “25 personalidades ligadas à BD” que permitiram que OS POSITIVOS chegassem a este ponto... Shame on u!

De resto, e sabendo como essa comunidade é dada à conversa e controvérsia a cada prémio: calma. Ninguém quer saber.

A não ser, claro, que OS POSITIVOS ganhem alguma menção. Nesse caso, descobriremos dia 24 se o seu criador é hardcore ou uma whore.

I

II

III



Afterword

Sobre o que dissemos deste evento e o que se confirmou:

  • OS POSITIVOS foram um erro de cast: check;
  • Prémios entre amigos: check;
  • Comunidade bedêfila em alvoroço: check;
  • Fora da dita comunidade ninguém quer saber: check;
  • O prémio vai para o Pedro: check;

Bottom line: hey Garagem de Kubrick: o próximo ano? Looking' good, looking' good!

Não resistimos a um last comentário. OS POSITIVOS só vão voltar a ser nomeados para qualquer coisa daqui a 50 anos quando uma nova geração atravessar o seu revivalismo de BD underground obscura à procura de referências não batidas na cronologia oficial dos seus papás e toda esta geração estiver a "empurrar margaridas para cima". So one last thought.

Não pretendemos comentar as insinuações de tão incestuosas relações que rodeiam estes prémios. Independentemente destas, não questionamos a qualidade dos autores e obras, vencedores ou nomeados (bem, questionamos a de um em particular, mas nós e o seu criador estamos numa de first name bases, não será nada).

Não tivéssemos tropeçado na notícia por acaso saberíamos desta nomeação pela primeira vez ao ler uma nota de rodapé no catálogo do dito revivalismo que nos espera daqui a meio século, já que a organização dos PPBD nunca achou necessário informar-nos… Antes, durante ou depois. Seria simpático tê-lo feito, mera cortesia. Poderíamos ter querido participar da coisa, fornecido informação, esclarecido dúvidas, contribuído com material… Ou mandar a coisa pastar, oficialmente. Gostaríamos de poder dizer que OS POSITIVOS se escusaram formalmente dos prémios, mas infelizmente fize-mo-lo na resposta à carta que nunca nos enviaram… Tivéssemos nós de férias este mês e imaginem o espanto do seu autor ao saber já caquético que em meados desse século esteve nomeado num qualquer prémio e ouvi-lo pela primeira vez… Pior, passar pela triste figura de tentar corrigir o erro só para lhe confirmarem tal ser verdade e além de caquético julgarem-no igualmente senil… Fofos, então? Eu sei que não temos cá a profissão, mas garantiram-nos que pelo menos portávamos-nos de forma profissional.

O QUE NOS FODE é mesmo a ideia peregrina de incluírem OS POSITIVOS neste evento para dar cor à coisa. O que nos fode é a forma como a simples nomeação esvazia-nos de possibilidade de comentar os ditos sem dispararem automaticamente sobre a nossa isenção no assunto. Roubaram-nos a possibilidade de comentar esta estória genial de quatro amigos que se juntam para criar um prémio, escrevem as suas regras e escolhem os júris, e depois um deles leva-os todos para casa (bem, quase, o penúltimo dos prémios vai para outro dos organizadores e o último para um dos próprios júris). Conseguem sequer imaginar o festim que isto significa na perspectiva dOS POSITIVOS?! O quanto nos irrita ter que morder a língua porque temos de esperar um putativo período de nojo até que possamos comentar toda a situação sem ouvirmos de volta um "só porque perderam…" ?! MUTHAFUCKAS! Até poderíamos ter querido ganhar a coisa, mas seria por todos os motivos errados que não lhes passa pela cabeça. E, honestamente, teríamos feito um melhor serviço à divulgação de "novos talentos" e BD em geral (desculpa ai) se um qualquer jornalista inocentemente se aproximasse de nós para fazer o seu puff piece de 5 parágrafos para fazer o press release e encher chouriços no seu jornal para marcar a efemeridade.

PPBD 2014