sorry folks: u forgot tha say 'please'
voltaremos quando vos for mais inconveniente

first time? drop dead.
come back on ur 3rd time around...

teses

cómicos

readings

dee and dum

fanzines

main comix/zines

meet tha crew

about us

New York Times Magazine Special

Não nos parece necessário desenvolver além do óbvio: comics, jornalismo, printed press, digital online. A ser necessário fazer prova das nossas teses, podemos agradecer ao New York Times Magazine. Online totalmente gratuito com o extra das animações, e no entanto não podíamos cobiçar mais o artefacto físico (*): "New York Stories: The New York Issue" 4 jun 2017

The magazine’s first-ever all-comics issue, with 12 tales of the city based on stories from The Times’s Metro desk.
in New York Times Magazine

* "Se" o encontrassemos, ie, e de volta ao digital.

Neste número: Kevin Huizenga, Sammy Harkham, Tillie Walden, David Mazzucchelli, Bill Bragg, Robert G Fresson, Wesley Allsbrook, Bianca Bagnarelli, KL Ricks, Andrew Rae, Francesco Francavilla, Tom Gauld.


Por cá o Público já ensaiou edições semelhantes, mas a BD parecia cumprir uma função secundária de ilustração, quando não explicitamente reduzida a esse papel, e devidamente circunscrita à sua novidade. De certo modo recorda-nos um The New Yorker, com uma vasta tradição de recorrer aos comics para ilustração, particulamente das suas capas -Adrian Tomine, Robert Crumb, Spiegelman, Lorenzo Mattotti, Chris Ware, etc (*).

* Este último contribuindo actualmente com histórias inteiras. A mais recente cruza habilmente um set de pranchas que sugerem a sua leitura enquadrada por telemóvel, um mecanismo visual de reforço ao teor da história. O Chris será eventualmente objecto de estudo: além das referências digitais nas suas histórias tem feito várias experiências nessa frente.

Mas o core do The New Yorker são os cartoons que o tornam famoso, não as BDs. Esta edição do NYTM vai mais além. Recordamos que o NYT não é estranho às reportagens em comics: uma boa parte da literatura mas recente nestes domínios ilustra-o com o exemplo da série "Inside Death Row" 2014-2015, uma "five-part series" sobre "prisoners on death row who wrestle with questions about justice, guilt, punishment and atonement", peças digitais interactivas que podem ser acedidas online. Mas este special do NYTM não se limita a ilustrações, capas ou divulgação exclusiva online: é uma edição impressa e distribuída pelos canais habituais além de disponibilizada online, e toda ela é comics - "toda", como em todos os textos até as palavras cruzadas, e só a publicidade escapa por razões contractuais óbvias.

Como ilustrado por Tom Gauld :)

Imagens: "The New York Times Magazine's all-comics special - Creative Review" 2 jun 2017

Cites para as teses, a cruzar com a última vez que aqui estivemos, com uma entrevista ao editor-in-chief Jake Silverstein. O único ponto que divergem das nossas teses: evitaram politics, mas poderemos conceder que essa opção poderá, a longo prazo, ter sido uma boa escolha - first one is free & as história baseiam-se em artigos que os seus leitores já conhecem, permitindo uma maior identificação.

They aren’t really stories about politics or business
The issue depicts articles from years ago, some that never got the attention they deserved and others once loved but now forgotten.

This issue is a complete comic strip. These are quirky features, stories about the life of the city, these are features about people’s lives. I think it will be really fun for the readers to experience those stories in a purely visual format. Each story has a completely different visual style, some of them are very realistic and some are a little kookier. It’s great fun just to page through the issue and see these stories told in all these different visual styles.

We plucked stories from talking to the Metro desk. They sent us a batch and we picked the ones we thought would be the most fun to illustrate. The illustrators we sent them to kind of had to interpret them a little bit, because in some cases the interesting parts of the process was understanding the factual material that a visual artist requires to draw something is often much, much greater than what would of been recorded in the reporting of a newspaper journalist. All these visual details had to be interpreted by the artist, we’re saying these are comic strips are based on these stories, rather than perfect recreations of them. They basically understood that they would have to be able to use a little bit of artistic licence to create successful strips out of the content, but they also knew they were going to try to stay as closely as they could to the original, using quotations where possible to let it feel like a genuine reflection of the story.

We also decided that there wouldn’t be a single type set number or letter in the issue, everything would be done by hand. Even the basic furniture of the magazine, the crossword puzzle, the page numbers, the folios, the answers to last week’s crossword, the staff, the masthead, every single detail.
in "Exclusive interview with New York Times Magazine editor-in-chief on its comic strip New York issue" 2 jun 2017
- How long have you been working on the issue?
- We started about a year ago putting down some ideas.
in "Exclusive interview with New York Times Magazine editor-in-chief on its comic strip New York issue" 2 jun 2017

"Há um ano"... Exclusivamente para consumo interno: aquilo do geist, até aqui. O Trumpas foi uma benção para as fake news e tech, mas a que preço na vertente dos comics nas nossas teses? Estamos há meses a tentar sem sucesso avançar à autenticidade e não conseguimos arredar pé das causas. Haverá consequências, trust us.

consequências...