sorry folks: u forgot tha say 'please'
voltaremos quando vos for mais inconveniente

comic con artists

Resolvidos hoje os vencedores do comic con, e nós temos 5 minutos :)

Apesar do prémio "excelência da escrita" atribuído a David Soares, este fica em segundo plano para o galardão que o "Volta - o segredo do vale das sombras" leva para casa - já depois de no Amadora BD deste ano ter igualmente relegado o "Sepulturas dos Pais" para canto, uma circunstância particularmente penosa se considerarmos que o trabalho do André Oliveira deambula por temas tão caros ao nosso primeiro autor, algures no limiar das relações humanas e do fantástico.

Não sendo fãs do género, fazemos aqui a nossa vénia ao autor que conseguiu no seu argumento edificar um imaginário assombroso de monstros, seres incríveis, conspirações vetustas e outras fantasias, devidamente mescladas com o quotidiano singular daquela pequena vila perdida no tempo. Ainda que talvez poucos tenham compreendido o alcance da sequência que aqui destacamos, para nós o expoente máximo dessa escrita do extraordinário e incrível:

Não é o monstro que nos deslumbra: pouco sabemos de monstros, provavelmente tudo o que o livro narra é da mais básica das ciências, aceitamo-lo sem questões. É mesmo o apanhar alguém do chão numa bicicleta àquela velocidade que nos deixa assombrados. Fantástico. Não choca nada com o registo do livro até então e as suas premissas. Recorrer a uma escusa destas não me estragou a sua leitura, nadinha, de todo. Aqui está um argumento só-li-do. Spoiler alert: algumas páginas mais à frente o nosso herói entra numa cabine de telefone, tira os óculos e voa até à mansão do Batman. E se não o faz, por essa altura bem o pode fazer porque o dano está feito.

E os cinco minutos are up: gotta go. Para observações boçais sobre estes e outros livros, leiam quaisquer outros blogs pelos próximos dias.


nothin' down this road

in need of mischief