sorry folks: u forgot tha say 'please'
voltaremos quando vos for mais inconveniente

Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2014

Na primeira divulgação oficial que encontramos dos Prémios Profissionais de Banda Desenhada 2014 encontramos esta singela frase:

"Foi suprimida este ano a categoria WebComic do Ano."

Ponto final. Next.

Podíamos fazer um exercício de pura demagogia e interrogarmo-nos sobre o porquê dessa nuance: porque foram os webcomics atirados para canto e desapropriados dos PPBD? Não se terão publicado webcomics entretanto? Os que se publicaram têm menos mérito do que há um ano trás? É porque o vencedor óbvio deste ano foi já divulgado o ano passado, no mesmo sítio onde também se adivinhou o vencedor de então? Independentemente das razões, se os PPBD formalizam agora novos moldes não incluindo os webcomics depois de o terem feito no passado, temos que supor que na edição do ano passado estes só foram contemplados para fazer número e arrematar o ramalhete em prol de uma diversidade artificial de encher o olho. A situação não é abonatória para os envolvidos porque quer tenha havido uma inflação dos webcomics na edição anterior ou uma deflação deles nesta é um desmérito quem implica todos aqueles que os trabalham. Seria de louvar se o vencedor da edição passada, compreendendo o ridículo da situação, devolvesse a taça com algum alarido e indignação à mistura em nome de todos os que com o mesmo esforço e dedicação fazem comics, na web. Mas por outro lado seria de esperar que um ridículo bem maior e anterior à presente situação também tivesse tido oportunidade de fazer o seu caminho... Mas não faremos tal exercício: para que estas observações tivessem cabimento teríamos primeiro de investir nos próprios PPBD de algum tipo de relevância. E nem falamos do umbigo: que tivessem relevância entre o seu próprio público já seria um bom início.

Notamos no entanto o esforço dos responsáveis de co-optarem esse público: se conseguirem um alinhamento de júris que -

"apenas apresenta nove repetições em relação ao ano passado”

- em todas as suas edições, terão conseguido reunir nestes todos os leitores de BD de Portugal em só mais dois anos.

Post scriptum:

Entre aqueles que fazem eco dos PPBD como "hey, tudo o que vem à rede..." não encontrámos nenhuma referência ao dumping dos webcomics. Hats off por isso à decisão tomada, a sua opção parece mais do que justificada e ademais merecida pelos restantes. Mas onde deixa isso o vencedor do ano passado? Insurge-te homem, fizeram-te o poster-boy desta piada.

stroll along, nothin' tha see here