sorry folks: u forgot tha say 'please'
voltaremos quando vos for mais inconveniente

we do try

Ainda que por vezes não o pareça, a BD nacional está na base de todas as nossas intervenções neste espaço nos últimos meses - mesmo se escolhemos tratar desta sem ser óbvios nos nossos registos e nos acusem de filosofar demasiado sobre temas estranhos à BD em tugês. Exemplo com a nossa última entrada, e como se correlaciona ao panorama nacional de BD da última semana.

A nossa contribuição então.

Começámos com a RESIST!,"a publication by female and minority voices" que trata de "political comics and graphics where our slogan, WOMEN'S VOICES WILL BE HEARD! can come true" -all caps e tudo...- a aceitar submissões de todos os autores que queiram enviar a sua arte para a nova edição a sair em breve. Traduzido à realidade nacional, no tópico de chicks, novas edições a sair e arte de autor, o título pode confundir intenções, "Leituras novas: arte de autor" 12 abr 2016, mas a temática nem por isso: fala-se de "Druuna 1" ou "O Rei Macaco" de Manara. Perto, tem miúdas, mas não é o mesmo público.

Mais: continuámos para os formatos de publicações? Isabelinho preocupado com as margens do seu Sgt. Kirk: "The Definitive Sgt. Kirk Reprint Edition Vol. 1 - Coda # 2"  18 abr 2017

Today it crossed my mind that a page margin is important, so, this is how my Sgt. Kirk pages would look like.

No mesmo post seguimos com Desert Island de Gabe Fowler. Abril, mas do ano passado a propósito do Comic Arts Brooklyn, um festival de BD em -guess?- Brooklyn, pergunta-se "No Comic Arts Brooklyn in 2016?" 06 abr 2016

Fowler he’s considering not organizing a show this year. These rumors started when Fowler said it on Facebook.

Familiar? Devia ser, mas propósito de outras homenagens, Mário Freitas e o "Anicomics Lisboa" 10 abr 2017

Li a notícia ontem e caiu assim de chofre, aparentemente sem reflexão, logo após o término deste último evento: o Anicomics acabou. (...) Basicamente posso imaginar o porquê desta decisão do Mário Freitas, argumentista, editor, logista e organizador destes Anicomics. Com certeza a decisão já deveria estar amadurecida e apenas precisava de terminar o seu 8º evento para veicular a notícia nas redes sociais.

Dois donos de lojas de BD, ambos promotores dos seus festivais, e notícia despachada onde? Facebook. Felizmente, dizemos nós, um destes anúncios revelou-se prematuro, já o outro acontece pós acto consumado pelo que esperemos que vingue, e se aproveite para orientar energias a algo mais interessante.

Ainda e sempre do mesmo post, a nota para uma editora que procura chegar a novos leitores através de edições baratas a disponibilizar em newstands? Qualquer alusão às BDs de revistinha que se deixam de vender nos quiosques cá do burgo porque as suas editoras se embrulharam em despesas e outras trapalhadas, com menção honrosa ao Tex do club da terceira idade não é coincidência: "Tex suspenso nas bancas portuguesas, que estão cada vez mais pobres" 19 abr 2017

Após o anúncio do cancelamento das revistas DC que a Panini distribui em Portugal, e das falhas de uma revista Marvel no mês passado, e de duas neste mês de Abril, foi anunciado que as importações Mythos estão suspensas.

Finalmente: terminámos o texto com uma foto dos nossos weenie-teens a brincar? Também o Marcos Farrajota, mas chega atrasado: acontece já um dia depois.
OS POSITIVOS: we-do-tha-time-travellin'-thingy.

OS POSITIVOS: literatura para académico por vir compreender a banda desenhada nacional em início de século XXI. Queiram ou não, em 100 anos seremos referência bibliográfica obrigatória a arqueólogos da área :)

We-good? O último post alone comparado para vosso entretenimento, mas se quiserem um digest da BD nacional das semanas anteriores só têm que ler mais para trás. Se te parecer que não estamos nesses a falar de banda desenhada à-lá-tuga, é porque não estás a ler bem o entrelinhas.

entretanto... literatura