sorry folks: u forgot tha say 'please'
voltaremos quando vos for mais inconveniente

XIII troféus central comics

Melhor Publicação Relacionada

OS POSITIVOS estão nomeados no XIII Troféus Central Comics para a categoria "Melhor Publicação Relacionada" com o zine "on being negative".

Nessa categoria o nosso mísero fanzine encontra-se em companhia de uma série de publicações(*) cujo peso institucional é-nos impossível de ombrear:


O catálogo dos 25 anos do Amadora BD, a referência para todas as comparações de festivais de BD no país;


O catálogo da Bedeteca de Beja, o mais elogiado dos festivais de BD no país;


O catálogo da exposição “Sguardi sul fumetto portoghese / Looks on Portuguese Comics”, uma resenha do recomendável que se fez e faz em BD no país.


Portuguese
Small Press
Yearbook 2014
Sobre o “Portuguese Small Press Yearbook 2014” nada dizemos porque nunca o lemos.

Cada uma dessas publicações resulta de um projecto coordenado por, orientado a, editado, custeado, divulgado-promovido-publicitado, a várias vozes, com mais ou menos mãos, tendo por base uma poll de autores nacionais e internacionais:

...so, yet again and to be real clear about it: impossível de equiparar.

Kudos for u all!

Mas.

Em prol do “on being negative”, dizemos isto: cumprimos com outra função.

“A BD nacional possui um vasto espólio de promessas por cumprir que ano após ano desaparecem tão depressa como surgiram. Arriscamos que a leitura destes manifestos por todos aqueles que iniciam o seu trajecto na área poderá contribuir para lhes fortalecer o espírito a ponto de não sucumbirem às estatísticas. Somos negativos, não derrotistas: do nosso pessimismo retiramos o ânimo para prever o pior e preparar o dia seguinte.” in “on being negative”

O nosso zine é uma discussão necessária que dificilmente encontram articulada em qualquer outra publicação, e o cinismo que transpiramos é o preço a pagar pela perda da inocência ao meio. Ao miúdo que já leu todas as vossas referencias, as vossas sebentas e a vossa bibliografia oficial e tudo mais: por favor alguém lhe recomende agora também o nosso zine. Vacinem os putos com anticorpos antes que eles sucumbam à doença. Se esta nomeação dos Troféus cumprir esse propósito, ficamos satisfeitos.

yo!